Clube de Líderes

Clube de Aventureiros

Um programa internacional de lazer e atividades, patrocinado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia,através de um dos seus ministérios — o Ministério Jovem.
Seu objetivo é auxiliar pais, mães e responsáveis na tarefa de desenvolver os aspectos físico,mental, espiritual e social de seus meninos e meninas, num ambiente seguro e agradável.
Desenvolver as crianças, envolvendo os pais neste trabalho, é a principal missão do Clube de Aventureiros.
Todo programa se apóia sobre a um tripé — Família, Escola e Igreja. A Família tem a prioridade, vindo em seguida a escola, com a igreja atuando como a base de sustentação das outras duas áreas.
Uma criança que faz parte dos seus Aventureiros será um melhor membro de sua família.
Uma criança que faz parte dos Aventureiros será um melhor aluno em sua escola.
E, além disso, obterá melhor aproveitando de sua experiência como membro da igreja.

Ideais

O VOTO

Por amor a Jesus farei sempre o meu melhor.

A LEI

Jesus me ajuda a ser:
Obediente, puro, reverente, bondoso e colaborador.

Hino dos Aventureiros

Somos aventureiros alegres
Que confiam no amigo Jesus
Aprendemos que sempre devemos
Ser pra todos o brilho da luz
Descobrimos em tudo a beleza
E o amor de um Deus criador
E amando a Cristo faremos
Maravilhas ao nosso redor.

Nossa Bandeira

Nossa História

Foi em 1974 que a Igreja Adventista tentou, pela primeira vez, criar um programa específico para as crianças menores de dez anos. Isso aconteceu em Washington (EUA), sob a direção de Carolee Riegel, num Clube chamado os "Castores".

Em 1975, outra Associação do Nordeste dos EUA, realizou um programa focado neste grupo especial e , cinco anos mais tarde, várias Associações já estavam seguindo estes exemplos pioneiros. E a idéia ganhou força e foi copiada em muitos lugares.

Em 1988, a Divisão Norte Americana convidou as Associações interessadas e pessoas especializadas em crianças para estudar a oficialização do Clube de Aventureiros.

Uma comissão se reuniu, um ano mais tarde (1989) para atualizar o currículo, as Especialidades e estabelecer normas para a organização e funcionamento do Clube. Participaram deste trabalho, líderes da Escola Sabatina infantil, educaores, coordenadores do Ministério da Criança, e outros especialistas em família e educação familiar.

No mesmo ano (1989), a Associação Geral oficializou as Classes dos Aventureiros, confirmando o trabalho feito por Teresa Reeve. Ela escreveu o currículo dos Aventureiros com o objetivo de "facilitara criança partilhar sua fé, se preparar para esta vida e para a vida eterna.

O Programa do Clube de Aventureiros foi oficializado em 1991 pela Conferência Geral.

Nosso Uniforme


Como Somos

O período da idade dos aventureiros, no seu todo, são de paz, chamado “período latente”, no qual a criança procura agradar os pais e outros adultos. Mas, às vezes descuidarmos e negligenciamos algumas de nossas mais importantes responsabilidades e oportunidades. Os pais devem ajudar, seu filho a revelar-se, enquanto ainda existe a possibilidade de moldá-lo.
A) Necessidade de afeição.
— Algumas crianças  ficam enfraquecidas, e morrem fisicamente por falta de amor.
B) Crescimento emocional da criança.
— A criança não somente lembra os fatos  ocorridos , mas é igualmente capaz de recordar sentimentos que acompanham cada situação.

C) Necessidade de incentivo.
— A criança, nesse estágio, desabrocha a custo de incentivos.Ela faz tudo para agradar os pais. Então, a meta primordial dos pais será promover respeito e, ao mesmo tempo, incentivar gradualmente sua maior independência  e auto disciplina.

D)  Ativo e barulhento.
— Se o aventureiro está saudável e feliz, dificilmente, vai ficar imóvel. Precisamos usar essa energia em habilidades no esporte, música e outras áreas importantes, no momento.

E) O lugar do elogio.
— Incentive sempre seu filho, sem importar-se com o tamanho do seu sucesso.

F) A idade da vivacidade.
— Extremamente sensíveis em captar fatos, acusando toda informação incorreta. As promessas feitas: pescar,  assistir um jogo, comprar uma roupa no shopping, jamais serão esquecidas.

G) A necessidade de pertencer.
—  Uma grande inclinação para  pertencer a um grupo, a um clube, a uma turma de companheiros, meninos com meninos, meninas com meninas. Isto quer dizer que um bom clube é de extraordinária ajuda para moldar as atitudes da criança com relação à vida e aos outros.

H) O gosto pela aventura.
— As crianças desta faixa etária antegozam e desfrutam a aventura. Quanto mais alargamos esses horizontes, mais proveitoso será o aprendizado da criança e ela será melhor preparada para uma adolescência mais rica.

I) Necessidade de regras.
— As regras são de importância básica durante os primeiros curtos anos da vida de uma criança, dos seis aos doze anos. As crianças sentem-se seguras quando as regras são claras e aplicadas especificamente.
— Pais prudentes usam a disciplina que coloca maior responsabilidade nas mãos da criança, para assim prepará-la para a verdadeira maturidade.

J) A Necessidade de trocar idéias e fazer coisas juntos.
— O que a criança necessita, especialmente durante esses anos, é um  clima  em que possa expressar livremente suas idéias. O Clube de Aventureiros pode proporcionar isso.

Uma Porta Para o Futuro

O clube de aventureiros é um investimento feito no presente, mas que só poderá ser totalmente medido no futuro. É uma porta aberta para construir um futuro equilibrado.

Seu trabalho é voltado a crianças entre 06 e 09 anos, e sua programação é dirigida ao fortalecimento dos valores da família, igreja e escola, em cada participante.

A realidade da vida corrida de hoje nos mostra que as famílias estão precisando de ajuda, pois possuem pouco tempo. As crianças estão amadurecendo muito cedo e exatamente nesta idade estão definindo seu amor por Jesus. A igreja precisa fazer alguma coisa. Neste cenário, se apresenta o clube de aventureiros, pois só os departamentos infantis da igreja, não podem, sozinhos, desenvolver a base espiritual de nossas crianças.

Uma criança que participa do clube de aventureiros aprende:
01. A desenvolver amor por Jesus;
02. Descobrir suas habilidades e usa-las para o bem;
03. Desenvolver a criatividade;
04. A fazer as coisas com alegria e da maneira correta;
05. A colaborar e conviver em harmonia com os outros.
O programa do clube é realizado aos domingos, a cada quinze dias, tomando por base quatro Classes de aprendizado, por faixa etária. Estas classes envolvem atividades físicas, mentais e espirituais, trazendo, portanto um crescimento equilibrado. São as seguintes:
01. Abelhinhas Laboriosas – participantes com seis anos

02. Luminares – participantes com sete anos

03. Edificadores – participantes com oito anos

04. Mãos ajudadoras – participantes com nove anos

Além destas classes, o participantes pode desenvolver mais de 70 especialidades diferentes. São atividades de aptidão nas quais a criança se aperfeiçoa.
As atividades do clube envolvem diretamente a participação dos pais, afinal, nesta fase os laços familiares precisam ser fortalecidos. São eles que acompanham a realização das tarefas solicitadas no clube e também estão ao lado dos filhos quando são realizadas atividades externas. O clube só realiza sua programação durante o período escolar.
Esta é uma visão geral do Clube de Aventureiros. O próximo programa para o seu filho. Faça contato com a liderança do clube de sua igreja, motive seu filho e venha vê-lo não só vestido com uniforme legal, mas também recebendo uma base sólida nesta fase tão importante da vida.

Não perca tempo. Abra esta porta para o futuro!

Aventureiros X Desbravadores

O clube dos Aventureiros foi criado para que as crianças mais novas pudessem ter seu próprio clube. A programação e o planejamento do Clube dos Aventureiros deve ser simples, curto, porém criativo. Em alguns aspectos os clubes de Desbravadores e Aventureiros são parecidos, mas o programa dos Aventureiros deve ser único, peculiar, e deve sempre ser desenvolvido separado dos Desbravadores. Um dos objetivos do Clube de Aventureiros é proporcionar uma experiência significativa e interessante, que leve as crianças a vislumbrar ansiosamente a oportunidade de se tornar um desbravador no futuro.
A intenção não é duplicar-se todas as experiências do Clube de Desbravadores, mas, através da criação de um Clube separado, poder suprir muitas necessidades das crianças de 6 a 9 anos, de modo agradável e interessante, e assim prepará-las para usufruir totalmente a experiência de ser um desbravador, no tempo apropriado.
Em muitos casos, os pais têm filhos em ambos os clubes, e podem envolver-se nas atividades dos dois. Por isso, talvez seja necessário realizar as reuniões dos Aventureiros e Desbravadores no mesmo dia e hora, o que não significa que os clubes devam ser unidos.

As Classes

As Classes dos Aventureiros recebem nomes, tem cores e simbologia bem característicos, seguindo um padrão comum de organização interna. Cada uma delas é dividida em quatro secções temáticas, as trilhas; Meu Deus, Meu Eu, Minha Família e Meu Mundo.
As trilhas são, por sua vez, desmembradas em duas ou três sub trilhas, também temáticas.
Cada Classe é destinada a crianças de uma idade específica e foi elaborada de modo a estar adaptada à capacidade de realização típica daquela faixa etária. Cumprindo satisfatoriamente todos requisitos da Classe, a criança conquista o distintivo correspondente, que lhe é entregue numa cerimônia especial de investidura.

REQUISITOS BÁSICOS

Os ideais dos Aventureiros devem ser mantidos sempre diante das crianças, direta ou indiretamente, para que se tornem princípios pessoais, que nortearão suas pequenas vidas daqui por diante. Momentos devocionais, histórias, jogos, concursos, atividades, brincadeiras e outros recursos devem ser utilizados para reforçar partes do voto e da lei dos aventureiros.
Isto está em perfeita sintonia com a instrução de Deus a Moisés, sobre educação de filhos:“Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Amarás, pois o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-se. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”.
Hoje, como no passado, a recordação oonstante e contínua da mensagem de Deus fará com que Seu povo se consagre a Ele.

Abelhinhas Laboriosas

A Abelhinha Laboriosa aprende sobre o amor de Jesus, Seu cuidado por nós e Seu desejo de nos salvar do mal.

REQUISITOS BÁSICOS

I - Responsabilidade: Saber de cor e aceitar o voto do Aventureiro.
II - Reforço: Receber o certificado de leitura de Abelhinas Laboriosas.

MEU DEUS

I - Seu Plano para me Salvar
A. Criar um mural de histórias mostrando a ordem dos acontecimentos bíblicos.
B. Fazer um desenho ou falar sobre uma dessas histórias para explicar a alguém como Jesus cuida de nós.
II - Sua Mensagem para Mim.
Completar a especialidade de Bíblia I.
III - Seu Poder em Minha Vida
A. Passar um tempo regular em meditação com Jesus.
B. Perguntar a três pessoas elas oram.

MEU EU

I - Sou Especial
Fazer um caderninho mostrando diferentes pessoas que cuidam e se preocupam com você, como Jesus faria.
II - Posso Fazer Sábias Escolhas
Mencionar pelo menos 4 sentimentos diferentes. Praticar o jogo
III - Posso Cuidar do Meu Corpo
Completar a especialidade de Saúde

MINHA FAMÍLIA

I - Tenho uma Família
Pintar ou desenhar uma gravura mostrando algo que você aprecia em cada membro de sua família.
II - Os Membros da Família Cuidam uns dos Outros
A. Descobrir o que o 5º Mandamento diz sobre as famílias.
B. Pensar em três modos pelos quais pode honrar sua família.
III - Minha Família me Ajuda a Cuidar de Mim.
Completar uma Especialidade de Segurança

MEU MUNDO

I - O Mundo dos Amigos: Explicar como você pode ser um bom amigo. Usar marionetes, dramas, peças ou outros.
II - O Mundo de Outras Pessoas: Falar sobre o trabalho que as pessoas desempenham em sua igreja. Descobrir uma maneira de ajudar.
III - O Mundo da Natureza: Completar uma Especialidade de Amigo dos Animais.

Luminares

A Classe dos Luminares é baseado na vida de Jesus como revelada através dos Evangelhos.

REQUISITOS BÁSICOS

I - Responsabilidade: A. Saber de cor e recitar a Lei do Aventureiro.
II - Reforço: Receber o certificado de leitura de Luminares.

MEU DEUS

I - Seu Plano para me Salvar
A. Criar uma história destacando um fato Bíblico.
B. Fazer um cartaz ou contar uma destas histórias a alguém.
II - Sua Mensagem para Mim.
A. Decorar e explicar dois versos da Bíblia.
B. Dizer o nome das duas partes principais da Bíblia dos quatros evangelhos.
C. Completar a especialidade de Amigo de Jesus.
III - Seu Poder em Minha Vida
A. Passar um tempo regular em meditação com Jesus.
B. Perguntar a três pessoas porque elas estudam a Bíblia.

MEU EU

I - Sou Especial
Fazer perfil se si mesmo, ilustrando-o com desenhos.
II - Posso Fazer Sábias Escolhas
Praticar o jogo “Como Seria Se”.
III - Posso Cuidar do Meu Corpo
Completar a especialidade de Cultura Física.

MINHA FAMÍLIA

I - Tenho uma Família
Pedir que cada membro de sua família conte algumas de suas memórias favoritas.
II - Os Membros da Família Cuidam uns dos Outros
Mostrar como Jesus pode ajudá-los a resolver desen tendimentos.
III - Minha Família me Ajuda a Cuidar de Mim.
Completar uma Especialidade de Segurança nas Estradas.

MEU MUNDO

I - O Mundo dos Amigos
Completar a especialidade de Cortesia.
II - O Mundo de Outras Pessoas.
A. Explorar a vizinhança, verificando as coisas boas e as que podem ser melhoradas.
B. A partir da lista, gastar tempo tornando a vizinhança mais agradável.
III - O Mundo da Natureza
Completar uma Especialidade de Amigo da Natureza.

Edificadores


Na Classe dos Edificadores são enfatizados os passos para a salvação.

REQUISITOS BÁSICOS

I - Responsabilidade:
A. Saber de cor e recitar a Lei do Aventureiro.
B. Explicar o Voto
II - Reforço: Receber o certificado de leitura de Edificadores.

MEU DEUS

I - Seu Plano para me Salvar
A. Criar um mural mostrando histórias Bíblicas em ordem.
B. Planejar uma pecinha ou história para um jornalzinho sobre as histórias acima, para contar a alguém sobre como poderíamos entregar a vida a Jesus.
II - Sua Mensagem para Mim.
Completar a especialidade de Bíblia II.
III - Seu Poder em Minha Vida
A. Passar um tempo regular em meditação com Jesus.
B. Perguntar a três pessoas porque elas são felizes em Jesus.

MEU EU

I - Sou Especial
Fazer um caderno de colagem mostrando algumas coisas que você pode fazer para servir a Deus e aos outros.
II - Posso Fazer Sábias Escolhas
Completar a especialidade de Crítico de Mídia.
III - Posso Cuidar do Meu Corpo
Completar a especialidade de Temperança.

MINHA FAMÍLIA

I - Tenho uma Família
A. Demonstrar um aspecto em que a família apresentou mudanças. Contar como se sentiu e o que fez.
B. Descobrir uma história na Bíblia sobre uma família parecida com a sua.
II - Os Membros da Família Cuidam uns dos Outros
Praticar o Jogo do Amor.
III - Minha Família me Ajuda a Cuidar de Mim.
Completar uma Especialidade de Sábio Mordomo.

MEU MUNDO

I - O Mundo dos Amigos
A. Fazer amizade com algum Deficiente Físico ou outra cultura.
B. Convidar uma pessoa para uma reunião familiar ou igreja.
II - O Mundo de Outras Pessoas.
A. Conhecer e explicar o Hino Nacional e a Bandeira de seu país.
B. Saber o nome da capital de seu país e do presidente.
III - O Mundo da Natureza
Completar uma Especialidade de Natureza que não foi feita.

Mãos Ajudadoras


A Classe de Mãos Ajudadoras, reforçam sua compreensão acerca dos conceitos básicos do viver cristãos.

REQUISITOS BÁSICOS

I - Responsabilidade:
A. Saber de cor e recitar a Lei do Aventureiro. B. Explicar a Lei
II - Reforço: Receber o certificado de leitura de Mãos Ajudadoras.

MEU DEUS

I - Seu Plano para me Salvar
A. Criar um mural mostrando histórias Bíblicas em ordem.
B. Fazer um cenário em miniatura com modelagem, poesia ou música sobre história acima,mostrando para alguém como viver por Jesus.
II - Sua Mensagem para Mim.
A. Decorar e explicar três versos da Bíblia sobre viver por Jesus.
B. Recitar os livros do Velho Testamento em ordem.
III - Seu Poder em Minha Vida
A. Passar um tempo regular em meditação com Jesus.
B. Junto com um adulto, escolher uma coisa em sua vida que gostaria de melhorar.

MEU EU

I - Sou Especial
A. Relacionar alguns interesses e habilidades especiais que Deus lhe deu.
B. Demonstrar e partilhar seus talentos uma capacidade que permita expressar ser talento.
II - Posso Fazer Sábias Escolhas
A. Aprender os passos para se fazer uma boa escolha.
B. Usá-las ao resolver dois problemas na vida real.
III - Posso Cuidar do Meu Corpo
Completar a especialidade de Higiene.

MINHA FAMÍLIA

I - Tenho uma Família
Fazer uma bandeira ou emblema da família ou reunir fotos ou fotografias sobre a história de sua família.
II - Os Membros da Família Cuidam uns dos Outros
Ajudar a planejar um culto familiar especial, uma noite em família ou um passeio.
III - Minha Família me Ajuda a Cuidar de Mim.
Completar uma Especialidade que ainda não feita, nas áreas de: Artes Manuais, Tarefas dentro de Casa, Tarefas Externas.

MEU MUNDO

I - O Mundo dos Amigos
Completar a Especialidade de Amigo Atencioso.
II - O Mundo de Outras Pessoas.
Estudar uma nacionalidade ou cultura e encontrar uma maneira de partilhar o amor de Jesus com estas pessoas.
III - O Mundo da Natureza
Completar uma Especialidade de Ecologia

Trilhas

As trilhas dos Aventureiros são desmembradas em duas sub-trilhas, também temáticas.

REQUISITOS BÁSICOS

I - Responsabilidade
Estou comprometido com os ideais dos Aventureiros.
II - Reforço
Sei aprender através dos livros.

MEU DEUS

Objetivo - Promover relacionamento espiritual crecente e frutífero da criança com Deus
I - Seu Plano para me Salvar
Conheço o Plano da Salvação.
II - Sua Mensagem para Mim.
Bíblia é uma companheira fiel e confiável.
III - Seu Poder em Minha Vida
Jesus e eu andamos sempre juntos.

MEU EU

Objetivo - Reforçar na criança a auto-estima, a apreciação e cuidado consigo mesma, como pessoa criada por Deus com um propósito.
I - Sou Especial
Não há ninguém mais, no mundo, igual a mim.
II - Posso Fazer Sábias Escolhas
Sou capaz de avaliar e decidir.
III - Posso cuidar de meu corpo
Sou capaz de me manter seguro e saudável.

MINHA FAMILIA

Objetivo - Capacitar a criança para ser útil, feliz e produtiva na família que Deus lhe deu.
I - Tenho uma Família
Faço parte de algo importante
II - Os Membros da Família Cuidam uns dos Outros
Sei conviver com as pessias a quem amo.
III - Minha Família me Ajuda a Cuidar de Mim.
Estou protegido por pessoas que me amam.

MEU MUNDO

Objetivo - Ensinar a criança a viver em sociedade com confiança e compaixão.
I - O Mundo dos Amigos
Gosto de viver em sociedade com outras pessoas.
II - O Mundo das outras pessoas.
Não estou sozinho neste mundo
III - O Mundo da Natureza
Sei cuidar dos presentes que Deis me deu.

Especialidades

As especialidades dos Aventureiros destinam-se a desafiar os meninos e as meninas para adquirirem conhecimento especializado, focado em temas que atraiam sua atenção.
Cumprindo os requisitos das especialidades, o Aventureiro conquista o direito de ostentar, em sua faixa, insígnias especiais, que indicam os temas em que se tornou “especialista”.

RELAÇÃO COM AS CLASSES

Grande parte das especialidades dos Aventureiros está vinculada às Classes, como parte integrante delas. Isso não significa que elas possam ser cumpridas apenas dentro das Classes correspondentes. Sua ligação com as Classes é automática, mas seu cumprimento pode ser estimu lado e desenvolvido a qualquer momento de acordo com a capacidade do Aventureiro.
Especialidades tem requisitos muito menos flexíveis, em seu cumprimento, que os das Classes mas, em compensação, cumprindo o exigido, nada mais requer para considerá-las (as especialidades) concluídas.
O aproveitamento mínimo, exigido para aprovação nas especialidades é de 100% de acerto dos requisitos.
As insíginias das especialidades são confeccionadas dentro de um determinado padrão, (formato, cores, desenhos, nomenlatura, etc.) definido pela Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Este padrão global é adptado pelas Divisões para refletirem a realidade de cada região do mundo.
maior riqueza de nossa igreja são as crianças. Portanto, é imperativo que, como igreja, assumamos a responsabilidade de preparar um programa para elas durante seus primeiros anos de formação. desejamos, sem dúvidas, que sejam desenvolvidos hábitos, pensamentos, motivos, disposições e atitudes corretas. Escreveu o sábio: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e quando for velho não se desviará dele" (Provérbios 22:6). Isso é mais que um clichê, é uma fórmula científica. Esse é o motivo da criação do Clube de Aventureiros.